MAC LUCER REALIZA PALESTRA PARA DESCARTE DE RESÍDUOS DE OBRA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL - Mac Lucer Empreendimentos
parallax background

MAC LUCER REALIZA PALESTRA PARA DESCARTE DE RESÍDUOS DE OBRA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Alimentação e prevenção: comida pode contribuir na prevenção do câncer de próstata
14 de novembro de 2021

MAC LUCER REALIZA PALESTRA PARA DESCARTE DE RESÍDUOS DE OBRA E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

A construção civil gera diversos tipos de resíduos durante a execução de uma obra, seja para a própria construção e futuramente para manutenção ou modernização do espaço. Muito além de obrigatório, o tratamento e descarte correto de resíduos nas obras é uma responsabilidade ambiental e social.

O Brasil produz cerca de 1,52 milhão de toneladas de lixo por semana, esse número equivale a sete navios de cruzeiro. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil do ano de 2020 e realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe).

Dos 11,3 milhões de lixo plástico gerado, apenas 1,3% foram reciclados no país e atualmente o Brasil está abaixo da média global de reciclagem plástica, que é 9%.

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) a estimativa é de que são produzidos 520kg de resíduos por habitante dia. Porém, de 280,5 toneladas de entulho gerados diariamente pela construção civil, apenas 21% são reciclados.

O Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil (PGRCC) tem como objetivo o levantamento de todo ciclo de vida dos resíduos, desde sua geração até seu descarte final. Na última segunda, 13 de dezembro de 2021, a Mac Lucer realizou uma palestra de conscientização ao tema destinada a todos os colaboradores de obra.

Durante a palestra, foram tratados de assuntos como: descartar o material de forma correta, a classificação dos resíduos presentes no canteiro de obras, o descarte de materiais considerados perigosos como pilhas, e quais são os locais e aterros licenciados para receber esse tipo de descarte.

Para Ricardo Benassi, diretor da Mac Lucer, é extremamente importante levarmos esse tipo de informação à equipe. “Temos muita responsabilidade quanto ao descarte dos resíduos da obra, então estamos empenhados em transmitir para todos, afim de obtermos bons resultados”. E completa: “Foi muito enriquecedor! Quem mais ganhou nesse dia foi o meio ambiente, esse conhecimento com certeza será levado para a casa de todos que assistiram a palestra”.

Karina Vaz, engenheira da Mac Lucer e organizadora do evento, diz que iniciativas como essa estão diretamente ligadas aos objetivos da empresa. “Nós somos uma empresa diferente, temos zelo pelo meio ambiente e apesar de não ser uma tarefa fácil, estamos buscando melhorar cada vez mais”. Karina finaliza dizendo que “não queremos fazer diferença só na vida de nossos clientes com nossos empreendimentos, mas também com o bairro em que ele estiver inserido, a cidade e tudo mais que pudermos alcançar”.

A cada 72,7 milhões de toneladas de lixo coletados, 29,5 milhões foram descartadas de forma incorreta, parando em aterros controlados ou lixões. 40% de todo o lixo produzido em 2019 foi descartado incorretamente. A reciclagem e a educação ambiental para descarte correto de materiais, são ações simples que ajudam o meio ambiente e o planeta.

(Visited 19 times, 1 visits today)
Open chat
Powered by