COZINHA ABERTA OU FECHADA? DESCUBRA QUAL ESTILO COMBINA MAIS COM A SUA CASA

Com mais ou menos privacidade, a cozinha é um espaço importante que deve ser escolhido levando em conta a melhor funcionalidade

A cozinha americana, também chamada de cozinha integrada, é a mais indicada para apartamentos e casas pequenas, já que os espaços são abertos. Elas passam a ideia de amplitude e trazem maior conforto, principalmente para os imóveis mais novos que foram perdendo essa sensação devido aos tamanhos reduzidos das plantas.

A divisória que separa a sala da cozinha é uma ilha ou a bancada que pode servir de apoio para as refeições, ou até mesmo um espaço para apoiar os itens enquanto estiver cozinhando.

A iluminação é uma vantagem, já que sem as paredes a cozinha recebe luz natural. Caso seja insuficiente, pendentes ou luminárias sobre a bancada podem ser acrescentados para complementar à iluminação básica da cozinha.

Algumas desvantagens: não ter uma divisória separando os cômodos vai exigir dedicação na harmonização das cores, móveis e pisos. Os materiais precisarão se complementar já que farão parte de um espaço só. Os armários também precisarão de planejamento, assim como os itens de louças e eletrodomésticos. Uma parede a menos significa espaço limitado para guardar os objetos.

Os cheiros na hora de cozinhar alguns alimentos é um dos principais pontos negativos em cozinhas americanas, mas esse problema pode ser resolvido com um bom exaustor, o mais silencioso possível para que o barulho não incomode os outros cômodos da casa.

Por outro lado, quem opta por essa opção ganha de brinde mais convívio e interação entre a família e os amigos, fora que a estética fluída do espaço aberto é um charme à parte.

Já a cozinha tradicional pode ser vista como um cômodo separado, então você tem toda a liberdade do mundo para decorar e escolher os eletrodomésticos sem precisar se preocupar com o restante da casa. O espaço disponível para guardar os itens de cozinha também não é um problema, armários e prateleiras podem ser instalados com a única preocupação de não comprometerem a circulação.

É uma área independe da casa e por isso leva vantagem na questão de cheiros, mesmo assim, não dispensa o uso de exaustor. A iluminação também pode ser afetada se não houver janelas grandes ou um bom projeto de luzes artificiais e a organização do espaço depois de um jantar com os amigos não é grande problema, basta fechar a porta que estará tudo resolvido.

A desvantagem está no isolamento de quem prepara as refeições e realiza a limpeza. Quem está dentro da cozinha não tem contato direto com os outros integrantes da família ou convidados, diminuindo a interação durante aquele período de tempo.

Para os dois tipos de cozinha o ideal é analisar qual é o seu estilo de vida e de sua família para decidir qual é o formato que mais se enquadra no dia a dia de seu lar.

Fique por dentro das nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn