Alimentação e prevenção: comida pode contribuir na prevenção do câncer de próstata
parallax background

Alimentação e prevenção: comida pode contribuir na prevenção do câncer de próstata

RESIDENCIAL VISTA BELLA OFERECE DESCONTOS DO CASA PAULISTA E CASA VERDE AMARELA NA COMPRA DE IMÓVEL
24 de setembro de 2021

Alimentação e prevenção: comida pode contribuir na prevenção do câncer de próstata

O mês de novembro é usado para reforçar a importância da prevenção e conscientização dos homens quanto ao câncer de próstata, mas além dos exames preventivos, os cuidados podem começar com algumas mudanças de hábitos.

Diversos alimentos podem fazer parte da rotina da casa que, além de proporcionar saúde, também são sinônimos de prevenção. O mamão, melão e a uva sem semente, por exemplo, são ricas em nutrientes e fundamentais para a prevenir o câncer. Possuem fibras e antioxidantes com vitaminas e fotoquímicos.

Listamos alguns alimentos que podem te ajudar nessa busca de saúde e prevenção.

Alimentos vermelhos: tomate e melancia, por exemplo, são alimentos antioxidantes e fontes de licopeno, principal componente relacionado a prevenção do câncer de pulmão e de próstata;

Vegetais verde-escuros: brócolis, espinafre e couve, são fonte de ácido fólico, nutriente que combate o efeito de radicais livres nas células, além de conterem diversos outros componentes nutricionais;

Alho e cebola: segundo estudo do Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos, o consumo pode diminuir em até 30% as chances de câncer de próstata. Os responsáveis por isso são os compostos sulfurosos, nutrientes antioxidantes;

Cenoura: rica em fibras e possuem vitamina A, poderoso antioxidante;

Oleaginosas: nozes, avelãs, amêndoas e amendoins possuem selênio, mineral com ação antioxidante e contribui para a renovação celular. Contem vitamina E, responsável pela melhora do sistema imunológico.

Ao contrário disso, consumir alguns alimentos em excesso podem aumentar os riscos de aparecimento da doença, como: carne vermelha, açúcar refinado, refrigerantes, álcool, alimentos ricos em gordura (sobretudo gorduras trans), alimentos industrializados, enlatados, fast food, embutidos entre outros.

Mesmo com uma vida saudável e com uma dieta balanceada, lembre-se sempre de visitar o seu médico e fazer os exames de rotina.

Fonte: Clinica Oncológica Unimed.

(Visited 3 times, 1 visits today)
Open chat
Powered by