PROJETOS MAIS SUSTENTÁVEIS COM PISOS INTERTRAVADOS

Provavelmente você já o viu em praças, calçadas, ciclovias, garagens e vias urbanas. O piso intertravado de concreto, utilizado em várias cidades e países do mundo, é cada vez mais comum nos projetos de engenharia e arquitetura. Isso porque ele é extremamente versátil e oferece uma série de vantagens.

O que é piso intertravado de concreto?

É um piso composto por bloquetes pré-fabricados de concreto de diferentes dimensões, cores e texturas. Quando dispostos em conjunto (como se fossem um quebra-cabeça), formam superfícies pavimentadas uniformes e firmes, capazes de receber o tráfego de pessoas e veículos.

As peças podem ser retangulares, quadriculares, hexagonais, de 16 faces, onduladas e estilo raquete. As cores vão do cinza ao vermelho, argila, azul, grafite, verde e amarelo.

A utilização dos bloquetes não exige o uso de rejuntes de cimento ou argamassa, pois são assentados diretamente sobre uma camada de areia. O que os mantêm no lugar é o princípio do intertravamento: parte da carga de uma peça é transmitida para a peça vizinha devido ao atrito lateral entre elas. Esse atrito é garantido pelo preenchimento dos espaços entre os bloquetes com areia fina ou pó de pedra.

Benefícios do piso intertravado de concreto

Facilidade de execução

A primeira vantagem desse piso é que ele é instalado sem a necessidade de equipamentos sofisticados e mão de obra altamente qualificada. A execução pode ser feita manualmente, apenas encaixando bloco por bloco no padrão desejado. Os equipamentos usados no processo (guilhotinas de pressão, por exemplo) são simples e servem para cortar as peças que serão posicionadas nas extremidades do pavimento.

Além disso, como não há lançamento de concreto ou rejunte de cimento, o tempo de cura e secagem é dispensável e o tráfego de pessoas pode ser liberado assim que o piso for finalizado.

Drenagem eficiente

Quando há um correto espaçamento entre as peças do piso intertravado, a água da chuva pode ser escoada para os lençóis freáticos. Por permitir essa infiltração, o pavimento é considerado sustentável, pois evita a impermeabilização do solo e previne problemas, como acúmulo de água e enchentes.

Outros tipos de peças que também facilitam a drenagem e são ecologicamente corretas são os bloquetes vazados usados para plantio de grama.

Tráfego mais seguro

Considerando que a superfície do piso intertravado é naturalmente antiderrapante, ele oferece maior segurança a veículos e pessoas se comparado a outros tipos de pavimentos. Isso significa que pode ser usado em trechos de ruas e estradas íngremes ou com curvas sinuosas, permitindo que motoristas tenham mais controle de seus automóveis.

Além disso, as propriedades antiderrapantes deste piso são muito benéficas para deficientes visuais e cadeirantes, principalmente porque é possível instalar peças com relevos que ajudam essas pessoas a se guiarem pelo ambiente.

Os bloquetes de coloração mais clara absorvem menos calor, proporcionando temperaturas mais amenas na superfície do pavimento. O resultado é a diminuição das ilhas de calor nas cidades e um conforto maior para as pessoas que transitam pela área.

Por refletir a luz solar com mais intensidade, esse piso também gera economia na iluminação pública. Isso o torna uma opção vantajosa para os municípios, que podem investir no material para pavimentar ruas, avenidas e praças.

Manutenção simples e barata

Devido à forma como é instalado, o pavimento intertravado oferece benefícios também na manutenção. Os bloquetes podem ser retirados e reutilizados sem dificuldade, com a ajuda de ferramentas simples. Nos casos em que o reaproveitamento no próprio local não é possível, as peças podem ser recicladas e usadas na fabricação de novas unidades.

Quando é necessário consertar tubulações enterradas, esse piso também é favorável, pois os bloquetes são removidos sem a necessidade de quebrar toda a superfície. Essas características se traduzem em uma manutenção de baixo custo.

A Construtora Mac Lucer tem a preocupação com o meio ambiente e por isso utiliza o piso intertravado em seus empreendimentos com o objetivo de diminuir significativamente os  impactos no meio ambiente.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn